Bets, o jogo

Publicado: maio 26, 2010 em Uncategorized

Segundo relatos o BETS (chamado também de: Bete-Ombro, Bete, Bet’s, Betcha, Becha ou até então de Bets Lombo e Taco) surgiu de uma adaptação do baseball. Dizem também que o jogo foi inventado por jangadeiros do Brasil durante o século XIX, com os seus remos eles criaram o tal jogo e assim foi a forma deles se divertirem. Hoje em dia a brincadeira se popularizou por várias partes do mundo. O jogo também é praticado na Inglaterra, e assim eles apelidaram lá de Bets para homenagear a rainha Elizabeth. Outros dizem que o nome veio pois antes no jogo rolava até apostas, que no inglês é bets. O BETS se tornou um jogo que todos conhecem e indepentente da idade jogam ou ja jogaram esse jogo divertido e de habilidade.
O funcionamento do jogo ocorre da seguinte forma, são duas equipes de duas pessoas cada que ficam uma pessoa de cada equipe de cada lado da “quadra” (geralmente rua), ou seja de cada lado fica duas pessoas, um integrante de cada equipe. Aí tem a equipe que fica com os bets (tacos) na mão, e a equipe que fica com a bolinha na mão, onde o objetivo dos que estão com a bolinha é arremessa-la na casinha (latinha) do outro lado para derrubar, e o objetivo de quem esta com os tacos é assertar a bolinha para rebatela para longe para correr (bater bets) e assim fazer pontos. Quando o arremessador de bolinha acerta a casinha mudam-se as coisas, quem estava com os bets passa a arremessar a bolinha e quem arremessava a bolinha passa a rebater com os bets.
Coisas para poder se iniciar o jogo: 4 Jogadores que gostam de correr; 1 bolinha de tênis, uma área bem grande para jogar, 2 tacos, remos, pedaços de pau, sei la, 2 garrafas pets ou 2 latas de azeite ou alguma coisa que fique parado de pé e caia quando dar uma bolada.
Regras:
O jogador que esta com a bolinha vai tocar a bola em direção à garrafa que está junto com o seu parceiro de time. Tem que tocar para acertar !! Você vai tocar e…:
O jogador que esta com os taco vai defender a garrafa e vai tentar arremessar pra bem longe…bem longe mesmo. Se tocar para bem longe a dupla que estiver com os tacos vai ter que trocar de base quantas vezes puder, cada vez que trocar de base a dupla ganha 10 pontos. Mas lembrando se a base estiver sem jogador o jogar que esta arremessando a bolinha poderá tacar a bola para derrubar qualquer garrafa. Se o jogador que tocou a bola acertar a garrafa a dupla que estava com os tacos entrega os tacos para a outra dupla. E assim vai… Caso o jogador que esta com os tacos errar a bolinha e a bolinha encostar no corpo dele, a dupla entrega os tacos.
Quando atingir 100 pontos, a dupla que estiver cruzando os tacos vai ter que cruzar os tacos 3 vezes no meio do campo. É claro, se o jogador que estiver com os tacos derrubar a casinha sem querer, ele entrega os tacos. Se o jogador que for pegar a bolinha, pegar ela no ar a dupla que estiver com os tacos também entrega os tacos.
Se o rebatedor tacar na bola e a bola ir para trás dele é contado um “pra trás”, quando atingir 3 “pra trás” a dupla entrega os tacos também. Se algum jogador tacar a bolinha para muito longe, um lugar que seja praticamente impossível de apanhar a bolinha, o jogador que for buscar a bolinha deve gritar “Pátio !”. Então todo mundo resolve como pegar a bolinha e o jogo continua…
Veja algumas imagens:

http://4.bp.blogspot.com/_dEUeaAGE4bU/SgJKl-p8tNI/AAAAAAAAAA0/FQh-FRaSdF4/s320/taco.bmp

Fonte

http://gabrielgs.wordpress.com/2008/08/29/vamos-jogar-bets-nao-sabe-o-que-e-bets-bets-e-o-jogo-taco/

About these ads
comentários
  1. etienemandello disse:

    ahhh que saudade disso cara… mas jogar na rua é bem melhor do que em uma quadra. :P
    dá mais emoção. hehe.

  2. hehehe
    era bom jogar bets com bola de meia veia.
    =D

  3. saudades de jogar isso na rua, ter que parar toda vez que algum carro passar e talz. IUAHEEIUHAEUIAEHUI

  4. williamrds disse:

    vale ressaltar o bom e velho método para escolher quem começa com os tacos: dar uma cuspidinha num lado do taco e jogar no chão haha!

  5. carolhipolito disse:

    nossa que saudades de jogar bets, eu só me lembro de jogar na escola na educação fisica, fora disso eu não jogava, eu acho HUSHAUISHS

  6. grilozero disse:

    Porra! emfim uma brincadeira boa! bets é classico era divertido quando aquele bobo jogava a bola pingando e vc batia com toda a força e a bolinha sumia!
    bons tempos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s